RG Digital: Saiba como emitir o seu RG Digital

A Carteira de Identidade, também conhecida como RG digital, já está em uso em vários estados do Brasil. O novo sistema tem como objetivo tornar o processo de identificação mais eficiente e menos burocrático. Isso significa que todos os brasileiros terão o CPF como o único registro de identificação.

Com a implementação do RG Digital, espera-se que, nos próximos anos, todos os documentos sejam atualizados. Embora o RG tradicional ainda seja aceito em todo o país, a intenção é que ele seja gradualmente substituído pelo RG Digital.

Se você está se perguntando como obter o RG Digital, saiba que é necessário baixar o aplicativo da Identidade Digital. Com ele, você poderá ter acesso ao seu RG Digital e usá-lo como prova de identificação em diversos serviços e situações. A tecnologia está em constante evolução, e essa é uma das novidades que tornam a vida dos brasileiros mais prática e moderna.

O que é o Aplicativo da Identidade Digital?

Hoje em dia, tanto o Cadastro da Pessoa Física (CPF), como o Registro Geral, são 2 documentos diferentes que exercem funções parecidas. Todavia, além de burocrático, documentos físicos podem ser roubados, esquecidos ou mesmo molhados.

Pensando nisso, o Governo Federal criou o Aplicativo da Identidade Digital. Desse modo, todas as informações, como nome completo, sexo, data de nascimento e todas as outras informações, estará tudo em um único documento, porém, 100% digital.

Até o momento, o Aplicativo da Identidade Digital funciona de forma semelhante ao E-Título. Ou seja, é muito parecido com o documento físico, porém, que pode ser acessado rapidamente através do Smartphone ou Tablet (Android ou IOS).

Qual será o número de identificação válido?

Por ser uma tecnologia nova, o Aplicativo da Identidade Digital ainda não está completo. No entanto, até o momento, o número de identificação válido no RG Digital será o número do CPF.

Sendo assim, neste novo documento, as únicas mudanças serão o número do CPF como número oficial do cidadão e o QR Code.

Através do QR Code é possível ter acesso a todos os dados presentes no documento, tudo em poucos segundos.

Para que serve o RG Digital?

Embora seja um documento comum, o RG Digital traz muito mais praticidade, principalmente na hora de emiti-lo. Afinal, ao contrário do documento físico, o RG Digital não poderá ser roubado ou molhado, logo, a segunda via não será necessária.

Além disso, o RG Digital possui uma função em casos de roubos. Quando um roubo ou furto acontecer, ao efetuar o registro do acontecimento, no RG Digital ficará constatado que o mesmo foi roubado.

E o QR Code?

O QR Code em primeiro momento não terá muita utilidade. Entretanto, quando o documento for solicitado ou quando o cidadão precisar se identificar, a autoridade presente poderá ter acesso a todos os dados do documento utilizando o próprio QR Code.

Como baixar o Aplicativo da Identidade Digital?

O site ou aplicativo Gov.Br disponibiliza vários documentos digitais, como a CNH, Certidão de Nascimento, RG e CPF, sem a necessidade de um App específico para o RG Digital. Ao acessar o aplicativo, o usuário pode visualizar todos os documentos digitais emitidos pelo cidadão na aba “Meus Documentos”.

Nos últimos anos, os Governos Federais e Estaduais têm investido em tecnologia para tornar todos os documentos 100% digitais, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a eles facilmente. Com essa iniciativa, é possível ter todos os documentos em um único lugar, na palma da mão, sem precisar carregá-los fisicamente.

Mas afinal, o RG Digital é válido?

Sim! O Aplicativo da Identidade Digital é válido e pode ser utilizado como se fosse o documento oficial.

Na verdade, segundo o Governo Federal, o RG Digital já é considerado um documento oficial. Para as pessoas que já emitiram o documento digital, o mesmo poderá ser utilizado em todos os casos, seja em uma Blitz Policial ou mesmo na hora de realizar cadastro no banco, por exemplo.

Porém, é importante tomar alguns cuidados. Assim como a CNH Digital, o RG Digital só é válido se o smartphone ou tablet estiver carregado.

Ou seja, se o cidadão possui o RG Digital, porém o aplicativo do mesmo não pode ser aberto no momento, o cidadão não poderá ser identificado.

Nesses casos, o recomendado é continuar utilizando o RG Tradicional ou Imprimir o Documento Digital, junto com o QR Code e andar com ele sempre na carteira.

Como baixar Identidade Digital Grátis?

Como emitir o RG Digital? É só baixar o Aplicativo da Identidade Digital? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o RG Digital é um documento oficial.

Sendo assim, até o momento, é impossível emitir este documento de forma online. No caso, quem deseja realizar a emissão do documento, é imprescindível se dirigir até o Órgão Emissor da cidade ou município mais próximo.

Para realizar a emissão, é importante levar consigo alguns documentos, como:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • CPF Regularizado. 

Por ser uma tecnologia nova, até o momento, não são todos os estados do país que estão emitindo o RG Digital. Portanto, antes de se dirigir até o Órgão Emissor, é importante informar-se quanto aos estados participantes.

Validade do RG Digital?

Atualmente, muitas pessoas têm questionado a validade do Documento Digital. A resposta é simples: de acordo com o Gov.Br, o documento terá validade de 10 anos, assim como o seu antecessor. Entretanto, há uma exceção para indivíduos acima de 60 anos, que terão um documento vitalício. Isso significa que, após os 60 anos, não será mais necessário renovar o RG Digital.

Essa medida tem como objetivo facilitar a vida dos idosos, que muitas vezes encontram dificuldades para renovar seus documentos. Além disso, ela acompanha a tendência de digitalização de documentos, tornando o processo mais prático e acessível para todos.

Qual o valor para emitir o documento?

Felizmente, o RG Digital está sendo emitido de forma gratuita em todos os estados do Brasil. Sendo assim, para emiti-lo, basta marcar horário em um Órgão Emissor e levar apenas 2 documentos, são eles:

  • Certidão de Nascimento;
  • CPF Regularizado.

Para concluir, a emissão do Documento Digital traz benefícios para a administração pública, pois o uso da tecnologia permite reduzir o custo e o tempo de produção dos documentos físicos, além de facilitar o armazenamento e a gestão dos dados dos cidadãos. Isso contribui para uma maior eficiência e agilidade nos processos de identificação e validação de documentos.

No entanto, é importante ressaltar que os usuários devem manter seus dados atualizados e proteger seus dispositivos móveis contra possíveis invasões ou roubos, apesar da praticidade e segurança oferecidas pelo Documento Digital. Além disso, em alguns casos, como em viagens internacionais, ainda é exigido o documento físico. Portanto, é recomendado que os cidadãos tenham tanto o RG Digital quanto o documento físico em mãos, garantindo assim maior flexibilidade e segurança em suas atividades cotidianas.